segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Pequenos Grandes Almoços

Uma das coisas melhores das várias culturas existentes é que cada uma delas tem algo que as distingue das outras todas tal como música, arte, crenças, comida entre outros. O tema que escolhi hoje foi a comida de alguns países, mas qual prato ?
Bem o prato que escolhi foi o pequeno almoço que segundo muitos é o prato mais importante do dia, vou mostrar o que é que cada país faz para esta refeição.

Vou começar com Itália, o pequeno-almoço é simples: um cappuccino e um croissant.


Na China é bem diferente, podemos encontrar noodles, arroz, vegetais fritos, massa.





Outro bem parecido que também usa noodles como um dos ingredientes especiais é o pequeno-almoço na Malásia além destes, tem também ovo, vegetais e especiarias.




No Hawaii começa-se o dia de uma forma bastante saudável
ora vejam só fruta!


E que tal bacon, panquecas com xarope de ácer, frutos vermelhos e manteiga o que vos parece ? Por tradição a comer logo disto pela manhã começam os habitantes dos Estados Unidos da América.



Já na Alemanha é completamente diferente, aqui na primeira refeição do dia contém salsichas (wurts), pão fresco, café e queijos.


E porque não começar o dia com queijo curado numa tosta de trigo? É como se começa o dia na Estónia



Espero que estejam a gostar das minhas publicações, este blog ainda está no inicio e ainda tem muito para dar ! Deixem a vossa opinião :)












Vamos a Cuba!

Existem vários países para os quais gostávamos de viajar, e o que eu vos trago aqui é apenas um deles, Cuba.
Esta ilha localiza-se nas ilhas do Caribe - norte da América Central e o idioma falado lá e o espanhol, a densidade de turistas tem vindo a aumentar, os portugueses têm escolhido cada vez mais este destino para usufruir das suas férias. Sabiam que quem descobriu Cuba foi Cristóvão Colombo?
Neste país é produzida através do melaço da cana de açúcar o rum que é uma bebida típica, com este pode-se preparar bebidas famosas como Cuba Libre, Mojito, Mulata entre outros.
Ao longo da minha pesquisa acerca deste país, encontrei algo fantástico, os locais classificados como Património Mundial da Unesco eis alguns:

  • Cidade de Havana e as suas fortificações

  • Vale de Los Ingenios





  • Parque Nacional Desembarco del Granma 




  • Vale Viñales




      • Parque Nacional Alejandro de Humboldt




      • Centro Urbano Histórico de Cienfuegos



      • As fotos falam por si, acho que percebo o porque dos portugueses escolherem este sitio para usufruir de férias, parece tudo tão exótico, tão bonito que da vontade mesmo de visitar. 
        Outra curiosidade interessante que encontrei foi que a cozinha cubana é uma combinação da culinária indigena, espanhola e africana. Alguns dos pratos típicos desta região são "Moros y Cristianos" que é e feijão preto na mesma panela com carne de porco, "Congrís" que é arroz e feijão vermelho cozidos na mesma panela e "Ajiaco" que é um guisado de vegetais preparado com alho, pimentão, cenoura, cebola entre outros. 

        "Moros y Cristianos"
        "Ajiaco"
        "Congrís"

        "Reeducar Turistas"

        A cidade de Quioto no Japão é uma cidade que eu nunca tinha ouvido falar o que me despertou mais interesse para fazer este texto. Depois de alguma pesquisa acerca deste sitio descobri que é famoso pela sua comida devido a que existe uma cultivação de uma variedade de vegetais e como há bastantes cursos de água nesta zona também proporcionam uma boa pesca. 
        Para além da comida está cidade apresenta bastantes monumentos lindíssimos para serem visitados, declarados Patrimonio Mundial da Unesco.
        Agora, porque o titulo "Reeducar Turistas" ? perguntam vocês. Bem este titulo surge porque esta cidade não estava muito contente com o comportamento dos turistas que a visitavam então tiveram a excelente ideia de criar guias de etiqueta para combater as diferenças culturais.
        Neste guia encontram-se mensagens de boas maneiras que pretendem "Reeducar Turistas" como por exemplo não levar comida ou bebidas para o restaurante. 
        Na minha opinião todos os países deviam fazer um guia destes para que os turistas mais distraídos soubessem como se comportar perante as pessoas desse sitio. Com toda a certeza muitas das pessoas que viajam nãos sabem muitas das "regras culturais" presentes num determinado local turístico, nem todos querem ir pesquisar sobre isso e também muita informação não está disponível porque há coisas que só se aprendem estando em contacto com outros povos. 
        Deixo aqui o belo guia criado por Quioto (em inglês), os meus parabéns a eles acho que conseguiram fazer algo bastante bom e interessante para os turistas que os visitam.
         

        domingo, 30 de agosto de 2015

        Pelo meu país .. o que posso eu descobrir ?


        E que tal irmos fazer uma viagem ? não muito longe, não muito cara ... ver paisagens, desfrutar de um ambiente diferente e ao mesmo tempo conhecer e dar a conhecer o que conhecemos, gosto bastante de como isto soa "conhecer e dar a conhecer o que conhecemos" digo, não é fantástico aprender com outras pessoas ? e ao mesmo tempo ensinar-lhes o que sabemos ? uma troca de culturas ia ser fantástica para a nossa viagem. 
        Acho que vou começar por Rotas sabem o que são? Rotas é um rumo uma direcção ou um caminho que liga um lugar ao outro e em Portugal nos temos rotas fantásticas a espera de ser conhecidas tanto pelo nosso povo como por outros.
        Uma das rotas com que engracei mais foram as Rotas Different Portugal que foram criadas com o intuito de dar a conhecer a todos os que visitam Portugal a gastronomia portuguesa, história,  alguns locais distintos (Idanha a Nova, Castelo Branco, Porto, Peso da Régua, Pinhão, Guimarães, Braga, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra, Tomar), produtos de origem portuguesa e podendo também observar as paisagens deslumbrantes destas zonas.
        As Rotas Different Portugal têm quatro programas de rotas distintos: Porto Deluxe; Nature & Culture; Porto & Braga; Porto e Douro Valley.

        Já pensaram o quão será divertido aprender um pouquinho mais sobre cada sitio que esta rota nos permite conhecer ? acho que cada sitio que um turista visita tem que ter uma história e é dessas histórias que precisamos, lendas, mitos, o que nos faz imaginar. "Será mesmo verdade ?", perguntas como estas que nos fazem sentir bem, que nos fazem despertar o nosso lado aventureiro, o que nos faz querer explorar tudo e mais alguma coisa, como se fossemos um bebé a descobrir o que fazem os seus brinquedos. 


        Espero que tenham gostado do meu primeiro texto, deixo aqui o link do site oficial das Rotas Different Portugal para quem quiser descobrir mais acerca destes lindos percursos.


         - http://www.differentportugal.com/