quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Popeye Village Fun Park - Malta

Um pouco de História...

Para os fãs do Popeye aqui esta uma excelente atracão que irá fazer as delicias tanto dos mais novos como dos mais graúdos.

O Popeye apareceu pela primeira vez em banda desenhada no ano de 1929, durante os anos 60 converteu-se numa serie de desenhos animados tendo sido um autentico sucesso em vários países.
No ano de 1980 este parque de diversões foi o cenário para o filme "Popeye" tendo sido protagonizado por Robin Williams. No ano anterior teriam começado as construções desta grande atracão turística durante sete meses, feita por 165 trabalhadores.

O que se pode encontrar numa visita a esta famosa "aldeia":

- Guarda-roupa e adereços do filme;
-Espectáculos e outras actividades como; Marionetas, trabalhos manuais, pinturas de rosto etc
-Jogos de feira;
- Mini golfe;
-Provas de vinho gratuitas para adultos;
-Carrosséis;
- Personagens principais do filme como: Olivia Palito, Brutos, Wimpy, entre outras.


Curiosidades:

  • Os materiais utilizados para a construção do Popeye Village Fun Park tiveram que ser importados da Holanda e do Canada visto que visto que não há florestas em malta;
  • Esta "aldeia" possui 19 edifícios reais de madeira; 
  • Foram usados cerca de oito toneladas de pregos e quase oito mil litros de tinta;

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Sobre Mim






Licenciada em Gestão Turística Cultural e Patrimonial.
Amante de viagens, arte, literatura, história e teatro. 
Amante da escrita e da leitura. 
Amante de grandes e pequenos sonhos que se vão realizando aos poucos. 
Aqui apresento um bocadinho do que vou fazendo, textos, artigos, resenhas e o mais importante claro: as viagens que faço! 



quinta-feira, 21 de abril de 2016

Luxo sobre rodas (parte-2)

Boas :) esta é a continuação do post "Luxo sobre rodas" vou apresentar mais três comboios incriveis e cheios de história!



·        Palace on Wheels

O “Palace on Wheels” ou em português, “Palácio sobre rodas”, é um dos mais prestigiados comboios turísticos no mundo. Sendo que é um comboio que passa por cidades fantásticas, esta viagem proporciona um sentimento de aventura e descoberta a todos aqueles que a realizam, podendo visitar lugares como: New Deli, Jaipur, Varanasi, Udaipur, entre outros.
Este comboio indiano possui 14 carruagens, e tem para oferecer aos seus passageiros, salas de estar, bares, restaurante com a melhor cozinha indiana, chinesa e ocidental, lojas, bibliotecas e ainda um espaço para crianças.


                                               Fig.7  Exterior do comboio Palace on Wheels

Uma outra curiosidade, acerca deste comboio, é que foi no ano de 1947, depois da independência da Índia, este comboio teve que ficar fora de serviço devido ao valor dos seus objectos que foram guardados a “sete chaves” por terem demasiado valor e por estarem presentes num meio de transporte. Para além das incríveis paisagens que se podem observar ao longo da viagem, os mordomos a bordo, garantem que a experiência dos passageiros, seja única, aproveitando cada pormenor.
 Uma outra consideração, para quem viaja neste comboio, é a quantidade de monumentos que pode ser vista, para quem embarca nesta viagem, sendo um deles o “Taj Mahal”, uma das sete maravilhas do Mundo.

 
                                                                     Fig.8 "Taj Mahal"



·        Rovos – Rail

O comboio Rovos – Rali surgiu nas primeiras décadas do século XX, na África do Sul, tendo as carruagens sido restauradas ao pormenor, sendo esta restauração realizada com muito critério e rigor por Rohan Vos. Este comboio passa em 5 países diferentes do continente africano: África do Sul, Botswana, Zimbabwe, Zâmbia, passando pelo Krugger Park, visto que, este parque possui o maior registo de espécies selvagens de África.

Uma das características deste comboio, é o facto de a viagem ser realizada lentamente, para que os passageiros possam apreciar e deslumbrar os animais exóticos que habitam na fauna africana. Podendo transportar até 72 passageiros, os passageiros podem usufruir de um atendimento VIP e desfrutar de um mundo exótico pronto a ser descoberto. Uma outra componente importante deste comboio, refere-se ao facto de não existir rádio nem televisão, e o uso dos telemóveis só pode ser feito nas suites, o que faz com que os passageiros tenham uma viagem mais calma e relaxada.
Por fim, as refeições são servidas na carruagem “victoriana” e é exigido aos passageiros, que se vistam formalmente, havendo também um enorme rigor na pontualidade.




 
                                                   Fig.9 Interior do comboio Rovos - Rail



·        Kyushu Seven Stars

Por último, o comboio Kyushu Seven Stars um comboio japonês de luxo, que possui uma decoração muito luxuosa com madeiras nobres, tecidos exóticos, detalhes de acabamento onde esta empregue o bom gosto tem assim uma mistura entre estética ocidental e oriental. Este comboio é mais recente tendo sido a sua inauguração em Outubro de 2013 passando em diversas zonas como Fukuoka, Saga, Nagasaki e Kumamoto.

Este comboio oferece ao seus passageiros varias excursões ao longo da viagem o que faz com que a viagem ainda seja mais interessante, os passageiros podem ainda ver a paisagem da cama com uma janela grande no fundo da cama sendo um dos quartos mais requintados.
Uma das curiosidades deste comboio é o facto de o nome ter “Seven Stars” sete estrelas, isto deve-se ao facto desta ilha ter os seus sete elementos principais turísticos:
·        -  Natureza
·         - Culinária
·        -  Termas
·        -  História
·        -  Cultura
·        -  Hospitalidade
·        -  Comboios panorâmicos
As carruagens deste comboio também são sete devido a estes sete principais produtos turísticos.



 
                                                     Fig.10 Interior do Kyushu Seven Stars             

 
                                                   Fig.11 Interior do Kyushu Seven Stars
                                          

 Qual deles gostaram mais? :) Deixem as vossas opiniões/ sugestões sobre o tema!






 

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Luxo sobre rodas :)

Boas :) o tema de hoje é sobre comboios luxuosos a volta do mundo, dividi este post em dois ou seja hoje vou apresentar três comboios e amanha publico a segunda parte em que vou apresentar outros três.

 Na minha opinião este tema é bastante interessante, fiquei a saber de imensas coisas que outrora não me passariam pela cabeça como por exemplo as carruagens de alguns comboios serem baptizadas com nomes específicos como o comboio Transiberiano, onde de acordo com cada categoria as carruagens têm nomes como: Habibi, Ali Baba, Aladino!


Existem vários comboios luxuosos no mundo, sendo difícil a eleição do melhor, cada um oferece produtos diferentes, havendo determinadas características que possuem em comum, como o luxo, a comodidade, o tratamento de passageiros, atendimento de excelência, entre outros.

Pelas janelas amplas dos comboios existentes no mundo, passam paisagens maravilhosas que preenchem o coração de quem as vê. As carruagens soltam um aroma tranquilizante e requintado, que fazem as delícias dos turistas. Um comboio de luxo está preparado com tudo o que o cliente irá necessitar durante a viagem, ao mesmo tempo, que percorre paisagens únicas, através das várias linhas à volta do mundo.

Esta forma de viajar, é uma das mais sonhadas por aqueles que passam as suas vidas, em viagens e a conhecer o mundo, apesar de ser uma experiência muito dispendiosa, a realidade é que é difícil ter um bilhete, pois estas viagens sempre conseguiram captar a atenção de muitos turistas.
Existem vários comboios luxuosos no mundo, tendo a pesquisa focada nos seguintes:
·        
           Orient Express;
·         Transiberiano;
·         Royal Scotsman;                                             
·         Royal Palace on Wheels;
·         Rovos Rali;
·         Kyushu Seven Stars

Estes comboios, independentemente, de terem trajectos diferentes, têm características comuns, como o glamour, o requinte, as viagens repletas de encanto, paisagens deslumbrantes...

 Gif de trem

O primeiro da lista, Orient Express, em português “Expresso do Oriente”, dá a conhecer aos turistas, cinco países diferentes: Áustria, Hungria, Sérvia, Bulgária e Turquia, parando também em diversas cidades como, Budapeste (Hungria), Belgrado (Sérvia) e Sófia (Bulgária), sendo que este comboio é rico em história, visto que, no século XX, realizaram-se grandes dramas representados por grandes actores políticos e redes de espionagem. Foi neste famoso comboio, que no dia 11 de Novembro de 1918, foi assinado na carruagem nº2419 o “armistício de Compagné” (Tratado entre os Aliados da Alemanha, franceses e ingleses).

Passados vinte anos, Hitler assinou a capitulação da Europa nessa carruagem. Um outro exemplo, foi a bela história de amor vivida por Marlène Dietric, Raoul Wallenberg, um diplomata sueco, que salvou mais de vinte mil judeus durante a guerra, enganando os nazis, neste comboio, e ainda o romance, de Agatha Christie com “Um crime no Expresso do Oriente”, onde o assassino da história é um dos passageiros.
Para além de encantar os turistas de hoje, com estas belas histórias, no passado também encantava reis ilustres, como Leopoldo da Bélgica, Eduardo VIII de Inglaterra e o Papa Pio XII.

A primeira viagem realizada neste comboio, foi em 1883, continuando até aos dias de hoje, a realizar viagens sofisticadas. Como se pode constatar, este comboio possui um leque bastante interessante de acontecimentos, o que desperta o interesse em realizar estas viagens, para conhecer as suas majestosas carruagens onde se passaram e viveram momentos intensos no passado.
 
As carruagens deste comboio são do ano de 1920, no entanto, um outro aspecto importante é a gastronomia, pois esta é preparada por chefes franceses e os vinhos são de extrema qualidade. Para o jantar, é exigido que os passageiros se vistam de uma maneira formal.
Fig.3 Comboio Expresso do Oriente
·         Transiberiano

O segundo comboio mencionado, o Transiberiano, é um comboio privado e foi criado nos princípios do século XX. Este comboio possui uma das maiores linhas férreas do mundo, sendo que foi o único comboio privado a ganhar o selo de qualidade (TUV), da Autoridade Oficial de Inspecção Técnica Alemã, que inspecciona, constantemente, a qualidade do serviço.

Este comboio passa por algumas cidades, nomeadamente: Ecaterimburgo, Novosibirsk, Irkutsk, às margens do Lago Baikal, Ulan Bator, e por último, Moscou e Pequim.
Este comboio dá a conhecer um pouco do seu envolvimento aos passageiros, como a culinária local, inúmeras visitas a monumentos e paisagens deslumbrantes. Neste comboio, nada pode faltar aos passageiros, é tudo programado ao mínimo detalhe.
O transiberiano destaca-se pelas suas Rotas da seda e a Rota clássica, destacando-se a Rota de Seda, em que o trajecto realiza-se por trajectos deslumbrantes, sendo focada nos centros de diferentes culturas ao longo da Rota de Seda. Alguns dos locais visitados, nesta rota são, Samarkanda, Praça de Registan, Bukara, e Khiva, entre outras. Uma outra característica destes percursos, é a oportunidade que os turistas têm de assistir à confecção de manufacturas em seda de tapeçarias, o que torna esta experiência ainda mais interessante.

*As carruagens têm nomes, de acordo com as suas categorias: Habibi, Ali Baba, Aladino, Sultão e Califa.

Royal – Scotsman

Este comboio oferece a oportunidade de conhecer um pouco mais a Escócia, oferecendo conforto e requinte, prazeres únicos para desfrutar ao longo da viagem.

Este país atrai diversos turistas, principalmente, pelas suas paisagens majestosas, pelas lendas e romances, o que desperta a curiosidade nos turistas para conhecer as diferentes rotas realizadas por este comboio.
Ao longo desta experiência são realizadas excursões diariamente, contando também com actividades desportivas, visitas a castelos históricos e aldeias. Outros locais, que os passageiros podem visitar, são os campos de golfe, e ainda passeios a destilarias de Whisky.

Uma das principais características deste magnífico comboio, é o facto de possuir o “observation car”, como se pode ver na imagem em baixo, que é como se fosse uma varanda, fornece um ponto de vista diferente, podendo os passageiros sentarem-se confortavelmente numa poltrona e apreciarem a vista fantástica durante o trajecto.
Os pratos da cozinha são elaborados e são de alta categoria, e para o pequeno-almoço os passageiros podem experimentar “fresh Scotish kippers”, que é um tipo de peixe com ovo. Os passageiros ao longo da viagem, podem experimentar os vários pratos confeccionados na pequena cozinha, mas de excelência e deste modo, ficar a conhecer a cozinha escocesa.
  
  

                                       Fig.5 Interior do Royal-Scotsman
                                                        Fig.6 "Observation Car"


 Espero que tenham gostado, amanhã publico a segunda parte :)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Um pouco de Turismo da Natureza



           Boas ! Como já não vinha aqui a muito tempo decidi escrever-vos sobre um tema bastante interessante na área do Turismo: Turismo de Natureza. Escolhi este tema porque tive a oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos em relação ao mesmo na realização de um paper para a disciplina de Direito do Turismo. 
           Ao longo da realização deste paper fui arrecadando conhecimentos bastante interessantes de como esta implementado este tipo de turismo em Portugal e o que este tem a oferecer tanto aos turistas como a nós povo português, que muitas vezes não nos apercebemos de que o nosso pais têm um património natural muito rico e diversificado.

Aqui esta parte do meu trabalho de pesquisa:


Para uma melhor compreensão da importância do turismo da natureza é necessário esclarecer alguns pontos fundamentais:
Segundo o artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 108/2009 de 15 de Maio  “as actividades de animação turística desenvolvidas em áreas classificadas ou outras com valores naturais, designam-se por actividades de turismo de natureza, desde que sejam reconhecidas como tal pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF, I.P)”. Posto isto é de extrema relevância esclarecer o que são “Empreendimentos de Turismo de Natureza” que segundo o ICFN, estes destinam-se a prestar serviços de alojamento a turistas, em áreas classificadas ou noutras áreas com valores naturais, dispondo para o seu funcionamento de um conjunto de instalações, estruturas, equipamentos e serviços complementares relacionados com a visitação de áreas naturais.
         O turismo da Natureza em Portugal tem vindo a desenvolver-se consideravelmente uma vez que possui um património natural muito rico que maravilha os turistas. Em Portugal existem 46 áreas protegidas tendo cada uma destas um decreto de lei especifico. A imagem representada abaixo mostra todas as áreas protegidas do país. As áreas naturais protegidas segundo a IUCN são " uma área de terra e/ou mar especialmente dedicada à protecção e manutenção da diversidade biológica e dos recursos naturais e culturais associados, e geridos através de dispositivos legais ou outros meios efectivos."(IUCN, 2012).
                 Estas áreas surgiram devido à necessidade da conservação da natureza bem como o desenvolvimento socioeconómico das populações, proporcionando uma prática de actividades ao ar livre.
 

                  No que diz respeito a áreas protegidas é importante explicar como surgiu e o que a Carta Europeia para o Turismo Sustentável em Áreas protegidas, esta surge no ano de 1999 como resposta à necessidade de equilibrar a utilização turística com os recursos naturais. O que influenciou a origem desta carta foi um estudo sobre o turismo nas áreas protegidas realizado pela Federação Europac/FFPNR (Federação Francesa dos Parques Naturais e Regionais) que conduziu à publicação do relatório "Loving Them to Death" no ano de 1993 (ICNF).

         Esta carta é uma certificação concedida aos Parques que reúnam condições necessárias para compatibilizar o desenvolvimento turístico e a preservação do património mundial. O parque nacional da Peneda-Gêres e o Parque Natural da serra de São Mamede estão creditadas desde o ano de 2002 tendo em 2009 sido creditados o Parque Natural do Douro Internacional, Parque Natural do Montesinho, Parque Natural do Alvão e por último o Parque nacional da Peneda-Gêres que revalidou a Carta.
Os países que reúnam as condições necessárias para compatibilizar o desenvolvimento turístico e a preservação do património natural e cultural recebe esta certificação europeia. (ICNF)

“Portugal possuí uma enorme variedade de paisagens e elevada diversidade de habitats naturais, com condições que permitem a realização de programas de observação de aves em habitats distintos e com um grande número de espécies, designadamente, em habitats de montanha, estuários, escarpas ...” 

                        Mapa da Rede Nacional de Áreas Protegidas em Portugal

Deixo aqui algumas fotos das nossas Áreas Protegidas, espero que gostem e visitem :)
                                                         
 Douro Internacional
                                                                   Serra da Estrela
                                                                      Corno do Bico



























"A Paisagem Protegida do Corno do Bico compreende uma área de 2175 hectares, dos quais 25% são matas formadas por carvalhos e outras folhosas. Esta grande e importante mata de carvalhos de diferentes espécies, plantada nos anos 40 do século XX, é a razão principal da classificação, que junta muitos outros legados naturais de grande relevo.
Por aqui passam os belos rios Labrujo, Coura e Vez, permitindo a existência de outras espécies como amiei
ros, salgueiros ou freixos, mas também outras como azevinhos, vidoeiros ou bétulas. Em termos de fauna, são de destacar espécies como o lobo, a toupeira de água, a lontra, a gineta, o javali ou o tritão palmado, entre muitas outras." 


Espero que tenham gostado deste bocadinho :)
Deixem as vossas opiniões
 tree adjusting its hair do  animation