quarta-feira, 20 de abril de 2016

Luxo sobre rodas :)

Boas :) o tema de hoje é sobre comboios luxuosos a volta do mundo, dividi este post em dois ou seja hoje vou apresentar três comboios e amanha publico a segunda parte em que vou apresentar outros três.

 Na minha opinião este tema é bastante interessante, fiquei a saber de imensas coisas que outrora não me passariam pela cabeça como por exemplo as carruagens de alguns comboios serem baptizadas com nomes específicos como o comboio Transiberiano, onde de acordo com cada categoria as carruagens têm nomes como: Habibi, Ali Baba, Aladino!


Existem vários comboios luxuosos no mundo, sendo difícil a eleição do melhor, cada um oferece produtos diferentes, havendo determinadas características que possuem em comum, como o luxo, a comodidade, o tratamento de passageiros, atendimento de excelência, entre outros.

Pelas janelas amplas dos comboios existentes no mundo, passam paisagens maravilhosas que preenchem o coração de quem as vê. As carruagens soltam um aroma tranquilizante e requintado, que fazem as delícias dos turistas. Um comboio de luxo está preparado com tudo o que o cliente irá necessitar durante a viagem, ao mesmo tempo, que percorre paisagens únicas, através das várias linhas à volta do mundo.

Esta forma de viajar, é uma das mais sonhadas por aqueles que passam as suas vidas, em viagens e a conhecer o mundo, apesar de ser uma experiência muito dispendiosa, a realidade é que é difícil ter um bilhete, pois estas viagens sempre conseguiram captar a atenção de muitos turistas.
Existem vários comboios luxuosos no mundo, tendo a pesquisa focada nos seguintes:
·        
           Orient Express;
·         Transiberiano;
·         Royal Scotsman;                                             
·         Royal Palace on Wheels;
·         Rovos Rali;
·         Kyushu Seven Stars

Estes comboios, independentemente, de terem trajectos diferentes, têm características comuns, como o glamour, o requinte, as viagens repletas de encanto, paisagens deslumbrantes...

 Gif de trem

O primeiro da lista, Orient Express, em português “Expresso do Oriente”, dá a conhecer aos turistas, cinco países diferentes: Áustria, Hungria, Sérvia, Bulgária e Turquia, parando também em diversas cidades como, Budapeste (Hungria), Belgrado (Sérvia) e Sófia (Bulgária), sendo que este comboio é rico em história, visto que, no século XX, realizaram-se grandes dramas representados por grandes actores políticos e redes de espionagem. Foi neste famoso comboio, que no dia 11 de Novembro de 1918, foi assinado na carruagem nº2419 o “armistício de Compagné” (Tratado entre os Aliados da Alemanha, franceses e ingleses).

Passados vinte anos, Hitler assinou a capitulação da Europa nessa carruagem. Um outro exemplo, foi a bela história de amor vivida por Marlène Dietric, Raoul Wallenberg, um diplomata sueco, que salvou mais de vinte mil judeus durante a guerra, enganando os nazis, neste comboio, e ainda o romance, de Agatha Christie com “Um crime no Expresso do Oriente”, onde o assassino da história é um dos passageiros.
Para além de encantar os turistas de hoje, com estas belas histórias, no passado também encantava reis ilustres, como Leopoldo da Bélgica, Eduardo VIII de Inglaterra e o Papa Pio XII.

A primeira viagem realizada neste comboio, foi em 1883, continuando até aos dias de hoje, a realizar viagens sofisticadas. Como se pode constatar, este comboio possui um leque bastante interessante de acontecimentos, o que desperta o interesse em realizar estas viagens, para conhecer as suas majestosas carruagens onde se passaram e viveram momentos intensos no passado.
 
As carruagens deste comboio são do ano de 1920, no entanto, um outro aspecto importante é a gastronomia, pois esta é preparada por chefes franceses e os vinhos são de extrema qualidade. Para o jantar, é exigido que os passageiros se vistam de uma maneira formal.
Fig.3 Comboio Expresso do Oriente
·         Transiberiano

O segundo comboio mencionado, o Transiberiano, é um comboio privado e foi criado nos princípios do século XX. Este comboio possui uma das maiores linhas férreas do mundo, sendo que foi o único comboio privado a ganhar o selo de qualidade (TUV), da Autoridade Oficial de Inspecção Técnica Alemã, que inspecciona, constantemente, a qualidade do serviço.

Este comboio passa por algumas cidades, nomeadamente: Ecaterimburgo, Novosibirsk, Irkutsk, às margens do Lago Baikal, Ulan Bator, e por último, Moscou e Pequim.
Este comboio dá a conhecer um pouco do seu envolvimento aos passageiros, como a culinária local, inúmeras visitas a monumentos e paisagens deslumbrantes. Neste comboio, nada pode faltar aos passageiros, é tudo programado ao mínimo detalhe.
O transiberiano destaca-se pelas suas Rotas da seda e a Rota clássica, destacando-se a Rota de Seda, em que o trajecto realiza-se por trajectos deslumbrantes, sendo focada nos centros de diferentes culturas ao longo da Rota de Seda. Alguns dos locais visitados, nesta rota são, Samarkanda, Praça de Registan, Bukara, e Khiva, entre outras. Uma outra característica destes percursos, é a oportunidade que os turistas têm de assistir à confecção de manufacturas em seda de tapeçarias, o que torna esta experiência ainda mais interessante.

*As carruagens têm nomes, de acordo com as suas categorias: Habibi, Ali Baba, Aladino, Sultão e Califa.

Royal – Scotsman

Este comboio oferece a oportunidade de conhecer um pouco mais a Escócia, oferecendo conforto e requinte, prazeres únicos para desfrutar ao longo da viagem.

Este país atrai diversos turistas, principalmente, pelas suas paisagens majestosas, pelas lendas e romances, o que desperta a curiosidade nos turistas para conhecer as diferentes rotas realizadas por este comboio.
Ao longo desta experiência são realizadas excursões diariamente, contando também com actividades desportivas, visitas a castelos históricos e aldeias. Outros locais, que os passageiros podem visitar, são os campos de golfe, e ainda passeios a destilarias de Whisky.

Uma das principais características deste magnífico comboio, é o facto de possuir o “observation car”, como se pode ver na imagem em baixo, que é como se fosse uma varanda, fornece um ponto de vista diferente, podendo os passageiros sentarem-se confortavelmente numa poltrona e apreciarem a vista fantástica durante o trajecto.
Os pratos da cozinha são elaborados e são de alta categoria, e para o pequeno-almoço os passageiros podem experimentar “fresh Scotish kippers”, que é um tipo de peixe com ovo. Os passageiros ao longo da viagem, podem experimentar os vários pratos confeccionados na pequena cozinha, mas de excelência e deste modo, ficar a conhecer a cozinha escocesa.
  
  

                                       Fig.5 Interior do Royal-Scotsman
                                                        Fig.6 "Observation Car"


 Espero que tenham gostado, amanhã publico a segunda parte :)

Sem comentários:

Enviar um comentário