quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Touradas

Hoje decidi falar de touradas pois uma amiga minha disse-me que se calhar ia ver uma este fim-de-semana. Para muitos é uma tradição e faz parte da cultura de muitas pessoas mas acho que é algo que se faz erradamente. Qual é o nosso direito de fazer sofrer um animal que não se meteu com ninguém? É algo que eu não consigo compreender por mais que tente! Não percebo qual a diversão de andarem a fazer um espectáculo destes quando muitas vezes acaba mal para o lado das pessoas que andam lá a atiçar o animal. Já morreram bastantes toureiros devido a esta "festa" tradicional mas mesmo assim as pessoas gostam e continuam a levar para a frente esta ideia de tourada que não passa de um festival de perseguição a um animal inocente.
Acho que em vez de se fazerem touradas podiam ter tido ideias melhores, criativas e produtivas mas agora acho que é impossível proibir esta tradição em todos os locais onde existe pois as touradas começaram a ser feitas no século XII e tornaram-se uma tradição muito forte em certos locais como por exemplo na Espanha e no México, França.
Sabiam que na França as touradas foram consideradas como parte do Património Imaterial e Cultural Francês?
O Património Imaterial e Cultural é uma concepção de património cultural que abrange as tradições de um grupo de indivíduos e as preserva para as gerações futuras. Um dos exemplos em Portugal é que o fado é Património Imaterial Cultural.
Ao longo dos últimos anos os grupos de defesa dos direitos dos animais e do bem estar animal conseguiram com que esta tradição não fosse feita em alguns locais como por exemplo nas Ilhas Canárias na Espanha. Felizmente são cada vez mais os que apoiam e que assinam petições para que as touradas sejam proibidas.

E vocês o que acham sobre este tema? Acham que deviam ser proibidas? ou acham que por ser uma tradição deveriam continuar?
Deixem as vossas opiniões :)


Sem comentários:

Enviar um comentário